Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 20 de junho de 2015

Mais de 50 mil paranaenses se tornaram doadores de sangue em 2014.


   Mais de 50 mil paranaenses se tornaram doadores de sangue em 2014.

Às vésperas do Dia Mundial do Doador de Sangue – celebrado no domingo, dia 14 – as 22 unidades do Hemepar, vinculadas ao Governo do Estado, prestam uma homenagem aos paranaenses que contribuem para que centenas de vidas sejam salvas diariamente. Somente no ano passado, pelo menos 158 mil pessoas doaram sangue no Paraná, sendo que 53 mil fizeram pela primeira vez. 

A empresária curitibana Bruna Martins foi uma das pessoas que se tornaram doadoras de sangue em 2014. Ela afirma que sempre teve vontade de ajudar, mas nunca alcançava o peso mínimo necessário para realizar o procedimento. “Depois que fui considerada apta (com mais de 50kg), nunca mais parei. Já é a terceira vez que venho aqui e a sensação é sempre indescritível. Parece que saio renovada e com o sentimento único de ter ajudado alguém”, afirmou. 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, os números mostram o quanto o povo paranaense é solidário e se envolve na causa. “O Hemepar é responsável pela coleta, processamento e distribuição do sangue destinado a pacientes de 384 hospitais do Estado. Contudo, nada disso seria possível sem a participação dos doadores, que fornecem a matéria-prima para garantirmos a sobrevida dessas pessoas em situação crítica”, destacou. 

Caputo Neto afirma que doar sangue é um gesto de amor ao próximo. “Muita gente não sabe, mas cada bolsa coletada pode beneficiar até quatro pessoas. Dela são retirados componentes imprescindíveis para o tratamento e recuperação de quem está entre a vida e a morte”, complementou. 

Estes componentes são fruto de um moderno processo de fracionamento da bolsa de sangue doada. Com isso, o hemepar fornece quatro hemoderivados aos hospitais: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado. 

Campanhas
O Governo do Estado tem reforçado o trabalho de conscientização da população para ampliar o número de doadores, visto que a procura por sangue tem crescido significativamente nos últimos anos. O aumento no número de acidentes de trânsito e casos de violência é considerado a principal causa para este novo cenário. 

Segundo o diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, além de conquistar novos doadores, o órgão tem o desafio de fidelizá-los, ou seja, convencê-los a retornar ao banco de sangue periodicamente. “Queremos que este gesto de solidariedade vire uma rotina na vida das pessoas. Só assim poderemos garantir o abastecimento pleno de nossos hospitais”, ressaltou. 

Aplicativo 
No ano passado, o Hemepar lançou, inclusive, um aplicativo para celular e tablet a fim de auxiliar as pessoas que têm interesse em doar sangue. O Hemogram permite que o usuário tenha acesso a informações sobre solicitações de doação, tipos sanguíneos necessários e endereços dos locais de coleta de sangue mais próximos. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em aparelhos que operam o sistema android.

O uso das redes sociais também tem papel fundamental na conscientização da população. O estudante universitário Leonardo Gonçalves relata que, sempre que pode, ajuda na divulgação da causa através do Facebook. “Tenho muitos amigos que são doadores, mas se esquecem de ir ao banco de sangue. Por isso, quando vou ao Hemepar sempre faço postagens para incentivá-los a comparecer também”, conta. 

Passo-a-passo
Para se tornar doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados. Menores de idade precisam da autorização dos responsáveis. Homens podem doar a cada dois meses. Já as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre cada doação.

Quem faz três ou mais doações em um período de 12 meses tem direito a um certificado de doador fidelizado. O documento garante uma série de benefícios, como pagar meia-entrada em shows, espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas, exposições, entre outros. Para manter o certificado válido é preciso doar sangue pelo menos duas vezes a cada 12 meses. 

Paraná Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.