Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 20 de junho de 2015

Inverno no Paraná será forte, mas curto.


   Em Curitiba, a média da temperatura mínima não deve passar dos 10 ºC em julho | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Não, ainda não tem previsão de neve, mas é bom preparar várias camadas de roupa. Os meteorologistas do Instituto Tecnológico Simepar apontam que, nos próximos três meses, fará mais frio, na média, do que nos últimos dois anos no estado. O inverno, que começa às 13h38 deste domingo (21), deverá concentrar as temperaturas baixas nos meses de julho e agosto, com promessa de uma primavera antecipada já para o início de setembro.
Na semana que passou, os moradores do Norte e Noroeste paranaense tiveram uma amostra do que vem por aí. As temperaturas registradas em Londrina (4,4 °C) e Maringá (6,6 °C) foram as mais baixas para um mês de junho desde 2013.
Já a etapa final terá mais chuvas que a média e temperaturas mais altas. Duquia alerta que podem ocorrer períodos gelados por causa das massas de ar polar, mas elas devem ser menos intensas e mais rápidas. A situação é causada pelo fenômeno El Niño, que aquece a água do Oceano Pacífico e altera consideravelmente o regime de chuvas.

Agricultura

Apesar da perspectiva de uma estação mais gelada do que a média histórica, os próximos meses devem ser bons no setor agrícola. Um dos principais fatores é a previsão de mais chuvas em setembro. “Se ficasse na média já seria ótimo para o Paraná”, comenta o agrometeorologista Paulo Caramori, destacando que o chamado milho safrinha, de inverno, deve ter grande produção.

Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.