Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 19 de março de 2015

MPT aumenta proposta e garis e coletores encerram greve; volta será imediata.


   Reunidos no plenário do TRT-PR, trabalhadores aprovaram proposta do MPT chancelada pelo Juízo (Foto: Divulgação TRT)

Após nova proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT), funcionários da limpeza pública de Curitiba decidiram encerrar a paralisação que já durava três dias. A proposta foi feita durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e teve a chancela da desembargadora Ana Carolina Zaina. Com o acordo, a data-base é mantida em 1º de março; reajuste salarial de 10%, repondo assim o INPC do período e 2,14% de aumento real; e reajuste de 16,41% para vale alimentação e vale refeição.
Hoje, os trabalhadores já voltaram às ruas para cumprir o efetivo mínimo de 40% determinado pela Justiça. O Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do município (Siemaco) informou que já tinha a orientação de cumprir a determinação ainda ontem, mas que, devido à falta de caminhões da Cavo, não pôde voltar ao trabalho. A empresa, por sua vez, negou a informação e declarou que os funcionários bloquearam a saída de caminhões.Ainda no plenário do TRT, os trabalhadores aceitaram a proposta. A Cavo aceitou em seguida. O retorno ao trabalho será no próximo turno, às 19h. Demais cláusulas do acordo coletivo serão negociadas entre as partes.
Os coletores e garis estavam em greve desde a última terça-feira (17) e pediam um reajuste salarial de 20%. O MPT chegou a sugerir um reajuste de 9,7% e aumento de 16,4% nos benefícios, mas os funcionários recusaram a proposta.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça a necessidade da população de Curitiba reduzir e segurar em casa o lixo domiciliar durante a greve, colocando para coleta a menor quantidade possível. A Prefeitura mantém ainda o esquema emergencial de coleta, utilizando a estrutura própria do Município.
Fonte : Banda B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.