Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 19 de maio de 2015

Governo não apresenta nova proposta e greve geral é mantida por servidores estaduais.


governo do Paraná não apresentou nova proposta aos representantes dos servidores estaduais, após reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira (19). Com isso, a greve geral continua por tempo indeterminado, afetando principalmente a rede estadual de ensino. Neste momento, o grupo segue na Praça Nossa Senhora da Salete. Por conta do protesto, o trânsito está complicado na região do Centro Cívico.
“Nós trouxemos uma planilha técnica mostrando que é possível atender o pedido dos servidores, mas não houve nenhuma proposta do governo. A culpa da crise do Estado não é do servidor e existem outros meios de conseguir fazer com que se gaste mesmo. Sequer estamos pedindo a database, mas sim o valor equivalente a inflação. A nossa greve segue por tempo indeterminado”, disse à Banda B o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão.
Segundo a Guarda Municipal de Curitiba (GM), 30 mil pessoas estão concentradas no Centro de Cívico. Os professores, servidores da Saúde, agentes penitenciários e servidores do Detran (Departamento de Trânsito) são a maioria na manifestação, que vai permanecer durante a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que pode votar o reajuste de 5,5% parcelado em duas vezes proposto pelo governo. Os manifestantes chamam a manifestação de hoje de “Dia 29 de Abril”, fazendo referência a ação da Polícia Militar contra professores na Praça Nossa Senhora de Salete.
Durante a passeata apenas três viaturas do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) foram vistas. Dezenas de ônibus estão estacionados na região central de Curitiba, depois de chegarem de diversos pontos do interior do Paraná. A professora Rosemar Aparecida Alves disse à Banda B que veio de Umuarama para ver se o Governo atende a reivindicação da categoria. “Vim aqui até a capital para protestar. Queremos uma proposta para que possamos voltar à sala de aula”, afirmou.
Para a quarta-feira (20) já está marcada uma reunião do comando de greve e, a partir desta tarde de terça, os servidores já iniciaram uma vigília em frente da Secretaria da Fazenda, no Centro de Curitiba.
Suspensão no reajuste
O governo do estado suspendeu na tarde desta ontem (18) o envio do projeto de lei que reajusta em 5% os salários dos servidores públicos do Paraná. A justificativa do governo para o recuo é de que o projeto ainda estaria em análise sobre o impacto financeiro para o caixa do estado. O projeto, porém, deve sim ser encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alep) nos próximos dias.
Na última semana, o governo chegou a anunciar o encerramento das negociações com os sindicatos para envio imediato do projeto de lei à Casa. Mesmo com o recuo, o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná manteve a promessa de greve geral para a partir desta terça-feira (19).
Banda B 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.