Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Infestação de formigas saúvas assusta moradores de Londrina
Insetos de aproximadamente três centímetros infestaram ruas e quintais.
Clima e desaparecimento de predadores naturais favorecem a reprodução.
Do G1 PR

Uma infestação de formigas saúvas vem preocupando os moradores de Londrina, no norte doParaná. Os insetos têm aproximadamente três centímetros e estão se proliferando em quintais, praças, produção de hortaliças e lavouras de soja. Fatores como o clima e desaparecimento de predadores naturais estão favorecendo a reprodução desses animais que ocorre nessa época do ano. Se não bastasse a preocupação na cidade, parte dessas formigas ainda fazem revoadas para se reproduzir em lugares mais distantes.
Muitos moradores ficaram surpresos com a quantidade e o tamanho das formigas. “Eu levei um susto quando vi as formigas, precisamos desviar delas porque são enormes”, argumenta uma moradora.
 
A quantidade de formigas fez com o que o agricultor Brigilio Marcos guardasse alguns insetos que caíram depois da revoada. “Nós percebemos que bichos estavam caindo no quintal e em frente de casa. Fui ver, achei que era besouro, mas eram as formigas”, diz o agricultor.
Além da revoada que causa preocupação, as formigas também estão fazendo ninhos por toda a parte. São encontradas no canto das calçadas, em buracos no asfalto e no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na universidade, o professor Amarildo Pasini está estudando a infestação de saúvas. Pasini explica que a revoada ocorre porque as formigas encontraram níveis ideais de chuva e calor.
“As formigas, bem como outros organismos que habitam o solo, dependem de uma quantidade adequada de umidade para escavar as suas galerias, e dessa forma liberar as espécies com asas. As novas rainhas estão escavando em grande quantidade algumas regiões de Londrina para formar um novo ninho. Cada rainha tem o potencial para escavar durante seis ou oito horas, e começar um novo ninho. Uma rainha pode viver durante 20 anos e depois depositar milhares de ovos”, explica o professor.

Várias plantas estão perdendo as folhas devido à infestação das saúvas, que também pode provocar prejuízos à agricultura. O prejuízo pode ser grande em médio prazo. O combate às saúvas pode ser feito com formicidas adquiridos em mercados ou casas de produtos agropecuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.