Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Reforma na Ponte da Amizade causa congestionamentos na fronteira.


   Controle do trânsito sobre a ponte entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este forma 'mar' de mototáxis na fronteira (Foto: Giovani Zanardi / RPC)

Os testes para a avaliação do trânsito em meia-pista sobre a Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, devem causar prejuízos a quem diariamente passa pela região. Nos dois dias de testes de controle de tráfego, entre quinta (15) e sexta-feira (16), o tempo de viagem que normalmente é de meia hora dobrou por causa dos congestionamentos que se formaram, apontam mototaxistas. A partir de segunda-feira (19), semáforos vão liberar a passagem por cinco minutos para cada lado.
"Desse jeito demora uma hora para ir e voltar. Fica difícil trabalhar assim", reclama o paraguaio Daniel Olman. Por causa da alternância do tráfego entre os dois sentidos, o tempo de espera acaba se estendendo mais que o previsto. Outros, como o brasileiro José Freitas, adiantam que durante a reforma devem parar de trabalhar. "Não vou conseguir fazer nem cinco viagens por dia", calcula.
"São cinco minutos, mas depois até que fecha e escoa todo o trânsito leva pelo menos mais cinco minutos. Logicamente que vai ter algun transtorno porque estamos com metade da capacidade da ponte", aponta o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Luiz Gênova. Passam pela região diariamente 40 mil veículos e 20 mil pedestres
Segundo o responsável pelo escritório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Vicente Veríssimo, o prazo para a entrega da obra na pista é de cinco meses. Neste período, será refeita metade do pavimento e substituída a proteção das juntas de dilatação da ponte. Nesta sexta, os operários fizeram sondagens e marcaram as placas de concreto que deverão ser trocadas.
Durante a revitalização, motos e automóveis terão o trânsito liberado durante todo o dia. Os caminhões, no entanto, só poderão cruzar a fronteira em direção ao Paraguai a partir das 20h até a 1h. A entrada no Brasil será feita da 1h até as 6h. Os veículos de carga serão liberados em lotes, de acordo com a capacidade de fiscalização e recepção de cada aduana. E, nos fins de semana – das 18h de sábado às 7h de segunda – poderão circular sem restrições.
Toda a reforma da estrutura está orçada em R$ 10,2 milhões financiados pelo Brasil. As melhorias fazem parte do Projeto Beira Foz, para a recuperação de toda a margem brasileira do Rio Paraná. A reinauguração fará parte das comemorações dos 50 anos da Ponte da Amizade. A construção começou em novembro de 1956 e se estendeu até marços de 1965.
FONTE : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.