Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Estado promove ações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.


   

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, promove neste mês uma série de eventos alusivos a 18 de maio (hoje), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O principal objetivo é divulgar a rede de atendimento à infância e ao adolescente e também o número do Disque Denúncia, que no Paraná atende pelo telefone 181. 
“Todas essas ações têm o objetivo de formar uma grande rede de proteção para nossas crianças. É mais uma mostra do respeito e do comprometimento deste governo em proporcionar melhores condições de vida para a nossa gente, além da nossa preocupação em proteger aqueles que mais necessitam de proteção”, diz a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. 
MOBILIZAÇÕES – As mobilizações são organizadas pelos escritórios regionais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. 
O Governo do Estado encaminhou 700 mil folderes aos municípios para atividades com famílias nos centros de referência de assistência social, unidades básicas de saúde, escolas, centros de educação infantil e conselhos tutelares. 
As ações educativas acontecem desde o início do mês. O trabalho com as crianças e adolescentes é incluiu a realização de caminhadas, passeatas, danças, teatros, trabalhos e concurso de redação nas escolas. Para a população em geral, há distribuição de panfletos e cartilhas com informações sobre os canais de denúncia e meios de prevenção. A sociedade também tem a oportunidade de participar de eventos e debater o tema em mesas redondas, palestras e seminários. 
Para esta segunda-feira (18) estão previstas mobilizações simultâneas com a promoção de passeatas, com o uso cartazes e faixas, distribuição de materiais gráficos e divulgação nos meios de comunicação, como rádio e redes sociais. 
PREVENÇÃO – A proteção das crianças e adolescentes é política prioritária do governo estadual e faz parte do trabalho social realizado com as famílias nos 555 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do Paraná. As unidades estão localizadas nas regiões de maior vulnerabilidade dos municípios, o que ajuda na identificação das situações de violência ou violação de direitos. 
“Nas unidades, as famílias são acompanhadas de perto pela equipe técnica do Cras e incluídas nos serviços de prevenção, promoção e proteção social”, explica a coordenadora de Proteção Social Básica da Seds, Gladys Tortato. “Com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que prioriza o atendimento de crianças e adolescentes que estão em situação de violência, buscamos garantir a elas o direito à convivência familiar e comunitária”, conclui. 
Os centros também fazem a articulação entre a rede de proteção social e as diferentes entidades sociais e demais políticas públicas. 

Em pouco mais de quatro anos, o Governo do Estado investiu R$ 7,68 milhões na construção de 41 Cras e mais dez unidades estão sendo construídas. Além disso, o Governo do Paraná viabilizou R$ 74,7 milhões para a construção de 29 Centros da Juventude, destinados à convivência comunitária. Até agora foram inauguradas 24 unidades, que atendem milhares de adolescentes de 12 a 18 anos, oferecendo em tempo integral atividades de lazer, esportivas, culturais e qualificação profissional. 
CONSCIENTIZAÇÃO – Uma das estratégias usadas pelo Governo do Estado para mobilizar a sociedade contra as violações de direitos de crianças e adolescentes são as campanhas publicitárias. O principal objetivo é sensibilizar a sociedade para denunciar diante de qualquer evidência ou suspeita de violência. As ações também têm foco no âmbito virtual, como a pedofilia na internet e bullying. 
A coordenadora de Proteção Social Especial da Seds, Elenice Malzoni, explica que os materiais surgem a partir de diagnósticos. “Detectamos que muitos casos deixam de ser denunciados pela sociedade por desconhecimento dos ‘tipos de violência’ e dos canais de denúncia”, diz. “Por isso, em 2015 vamos intensificar o trabalho também com campanhas e materiais de apoio para as unidades de atendimento”, conclui. 
O trabalho de conscientização iniciado em 2011 alcançou todas as regiões do Paraná por meio das campanhas educativas: Doe sua Voz (2011), Solte sua Voz (2012) e Viva a Infância (2013). Em 2014, foi realizado o I Fórum de Sensibilização e Qualificação dos Profissionais da Mídia e do Turismo do Paraná. O evento reuniu estudantes e profissionais de vários municípios paranaenses, em Curitiba, para tratar dos direitos das crianças e dos adolescentes durante a Copa do Mundo. 
Para 2015, o Governo do Estado ainda prevê os lançamentos das campanhas Viva a Infância 2 , Defenda o Adolescente e Combate à exploração sexual nas estradas. 
A população pode denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes pelo telefone 181. 
Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.