Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

UFPR divulga lista dos aprovados no vestibular; 42% dos aprovados vêm de escolas públicas.


   

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou por volta das 14 hoas desta sexta-feira (9) a lista dos aprovados no vestibular de verão 2014/2015. Junto ao resultado aconteceu a festa dos candidatos aprovados, com música ao vivo e o tradicional banho de lama no campus Agrárias. A lista completa com os nomes dos candidatos aprovados você confere clicando aqui.
O vestibular deste ano da UFPR atingiu duas marcas históricas. Além de ser o maior da sua história, com 57.068 candidatos, disputando 4.830 vagas em 117 cursos, o concurso registrou também o maior número de inscritos do Paraná, 49.198 (86,21% do total de inscritos). No vestibular anterior foram 43.383 candidatos do Estado (80,93% dos 53.603 inscritos).
Em entrevista à Banda B já no banho de lama, o reitor da universidade Zaki Akel Sobrinho contou que essa é a hora de abrir as portas para os novos alunos e os números trouxeram muita felicidade para os administradores da instituição. “É uma alegria muito grande saber que 85% dos aprovados mora no estado do Paraná e que 42% dos novos alunos veio da escola pública. É muito gostoso ver esses jovens fazendo essa festa”, disse.
O primeiro lugar geral no vestibular ficou com uma aluna do curso de Medicina.
Medicina manteve a tradição de ser o curso mais concorrido com 59,08 candidatos para cada uma das 133 vagas. Depois vem Publicidade e Propaganda, com 30,86 candidatos e, em terceiro, o curso de Psicologia, com 29,45 candidatos para 56 vagas.
Nova chance
Para quem não for aprovado, ainda existe a possibilidade de ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre as inscrições a partir do dia 19 de janeiro. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site www.sisu.mec.gov.br e o prazo se encerra no dia 22 de janeiro. O resultado será divulgado no final de janeiro.
Na UFPR são 1.925 vagas ofertadas, número este que é 20,6% maior que em relação ao processo seletivo 2013/2014.
Poderá se inscrever quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não tirou nota zero na redação.
Novidade
Neste ano, os vestibulandos também podem conferir o resultado do vestibular da UFPR por meio de um aplicativo que pode ser instalado em celulares ou outros dispositivos.
O novo aplicativo se chama +UFPR, e está disponível no Google Play, para usuários do sistema operacional Android.
Fonte : Banda B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.