Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Campanha alerta para violência sexual contra crianças e adolescentes.


  

No último dia 18 de maio foram realizadas campanhas por todo o Brasil, alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo principal da campanha é mobilizar a população para o enfrentamento a este tipo de violência que muitas vezes acaba nem vindo à tona por medo ou até sentimento de culpa da própria vítima.
Em Francisco Beltrão na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Assistência Social também realizou a campanha com debates envolvendo profissionais da área entre psicólogos, professores e membros do Conselho Tutelar. Acadêmicos da Unipar e Unisep estiveram no encontro realizado no auditório do Centro de Eventos. Muitos que estão envolvidos em projetos sociais responsáveis pelo acompanhamento às famílias que já tiveram casos de violência sexual.
Segundo a secretária de Assistência Social Ana Lúcia Manfrói, o principal objetivo é identificar crianças que sofreram ou estão sofrendo violência. “O debate tem como principal finalidade identificar as vítimas para tentar intervir na situação e encaminhar a vítima ao conselho tutelar, ao Ministério Público, CREAS e retirar as crianças das situações de risco”, disse.
Conforme dados da Secretaria de Assistência Social de Francisco Beltrão, dos 74 casos de violência com crianças e adolescentes registrados em 2014, 48% foram relacionados à violência sexual. Em muitos casos, o autor da violência é o convivente da mãe da criança que se aproveita da relação afetiva, se aproxima da criança muitas vezes fazendo o papel de pai ou tutor e sob ameaças pratica o abuso.
Usuários de drogas também estão diretamente envolvidos em situações de violência sexual, segundo Ana Lúcia. “Quando o pai e a mãe usam drogas eles perdem a compostura, perdem a noção do certo e errado e infelizmente acabam envolvidos em casos de violência sexual”.
Hoje um dos principais mecanismos de denúncias contra a prática de violência é o Disque 100 – serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo do Disque 100 é receber denúncias e orientar os envolvidos a procurar um acompanhamento profissional mais próximo.
Fonte  PPNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.