Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 2 de maio de 2015

Movimentos sociais encerram protestos em pedágios do Paraná.


   Manifestantes ocuparam a praça de pedágio em Arapongas, na BR-369 (Foto: Alberto D'Angele/RPC)

Integrantes de movimentos sociais ligados ao campo desocuparam, por volta das 17h30 desta sexta-feira (1º), as praças de pedágio tomadas desde a manhã. Os manifestantes se concentraram em pelo menos 14 cidades e abriram as cancelas, liberando a passagem dos veículos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), a situação já voltou ao normal.
Conforme os movimentos, os protestos foram organizados para exigir a realização da Reforma Agrária com o assentamento das seis mil famílias acampadas no estado; maiores investimentos na educação e a manutenção de escolas; a realização de uma reforma política com participação popular; políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social; democratização da mídia e tarifas mais baixas de pedágios.
Pontos de manifestaçãoOs manifestantes também cobram mais investimentos na produção, industrialização e venda de alimentos; a retomada das compras com doação simultânea da Programação Nacional de Alimentação (PAA) e da Programação Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A mobilização também é contra a lei que alterou os fundos da Paraná Previdência e contrária à violência cometida na quarta (29) contra professores, no Centro Cívico, em Curitiba.
Na região dos Campos Gerais, os manifestantes liberaram as cancelas das praças de Imbaú e Ortigueira, ambos na BR-376.
Na praça de pedágio de Arapongas, no norte, cerca de 400 pessoas participaram do protesto no quilômetro 178 da BR-369. Em Jacarezinho, na mesma região, o protesto ocorreu na BR-369. Já em Mamborê, ainda no norte, a manifestação foi no quilômetro 271 da BR-369.
Manifestantes fecham praça de pedágio em Jacarezinho, na BR-369 (Foto: Divulgação / PRF)Manifestantes fecham praça de pedágio em
Jacarezinho, na BR-369 (Foto: Divulgação / PRF)
Em, Candói, na região central do Paraná, cerca de 200 pessoas participaram do protesto no quilômetro 388 da BR-373, segundo a Polícia Militar (PM). Já em Prudentópolis, na mesma região, em torno de 80 manifestantes protestaram, conforme a PM.
Em Céu Azul, na região oeste, cerca de 100 pessoas participaram da manifestação no quilômetro 634 da BR-277. Na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, perto de 50 manifestantes liberaram as cancelas do pedágio no quilômetro 191 da BR-476.
Segundo o MST, os atos também ocorreram nas praças de pedágios em Mauá da Serra, Sertaneja, Floresta, Castelo Branco, Mandaguari, Cascavel, São Miguel do Iguaçu e Nova Laranjeiras.
Participantes
Participaram da mobilização o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/PR), União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Sistema Cresol de Cooperativas de Crédito Rural, entre outras.
FONTE G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.