Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 18 de julho de 2015

Cunha rompe com governo e cria CPI, mas é isolado pelo PMDB e oposição.


                         | Antônio Cruz
/Agência Brasil

Em rota de colisão com o Planalto desde que assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, no início do ano, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) rompeu definitivamente com governo nesta sexta-feira (17), migrando para a oposição. “Teremos a seriedade que o cargo ocupa. Porém, o presidente da Câmara é oposição ao governo”, disse.
No PMDB, a ordem é deixar Cunha isolado para evitar que os ataques do presidente da Câmara tenham efeitos sobre a aliança da sigla com o Planalto. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também investigado na Lava Jato, cancelou entrevista para fazer um balanço do semestre e manteve-se em silêncio sobre os ataques de Cunha.
“É uma posição dele, não é partidária. É um ato pessoal. O PMDB entrou [no governo] pela porta da frente. Queremos candidato próprio [à Presidência] em 2018, mas no momento adequado vamos acabar a aliança pela porta da frente. Não por uma porta lateral”, afirmou o senador Eunício Oliveira (CE), líder do PMDB no Senado.
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que Cunha reagiu por ser vítima de um “excesso” das investigações, mas tomou uma posição individual. Crítico do governo Dilma, Jucá disse que adota postura “independente”, mas não está rompido com o Planalto, ao contrário do presidente da Câmara. O peemedebista se diz “bombeiro” do atual momento de crise.
A oposição, por sua vez, classificou como “muito grave” o anúncio feito pelo peemedebista. O grupo teme que sua decisão crie uma crise institucional, levando a um agravamento da crise política e econômica pela qual passa o país. Eles veem o movimento com cautela e defendem as investigações contra o presidente, sem que Cunha seja poupado por declarar guerra à presidenteDilma Rousseff, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. Até o momento, apenas o Solidariedade declarou apoio a Cunha publicamente. “Vislumbro um quadro muito difícil nesse segundo semestre. Há uma instabilidade institucional agravada. Ele declarou publicamente guerra ao governo”, disse o líder do Democratas na Câmara, Mendonça Filho (PE).

CPI

Cunha, porém, não perdeu tempo. Poucas horas após ter oficializado o rompimento com o governo, promoveu a primeira ação contra o Planalto. Ele autorizou a criação de uma CPI que investigará irregularidades de empréstimo pelo BNDES – e que deixa o governo bem preocupado.
As CPI será instalada em agosto, quando o Congresso retornará do recesso.

Planalto cobra “imparcialidade”

SÃO PAULODas Agências
Após o anúncio oficial da ruptura com o governo Dilma Rousseff por parte de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou em nota que o Palácio do Planalto espera que a postura “não se reflita nas decisões e nas ações” da presidência da Casa, que “devem ser pautadas pela imparcialidade e pela impessoalidade”. “O Presidente da Câmara anunciou uma posição de cunho estritamente pessoal. O governo espera que esta posição não se reflita nas decisões e nas ações da Presidência da Câmara, que devem ser pautados pela imparcialidade e pela impessoalidade”, diz o texto.
O governo diz ainda que o país vive um momento de “importantes desafios” e que, por isso, os Poderes “devem agir com comedimento, razoabilidade e equilíbrio na formulação das leis e das políticas públicas”. Nos bastidores, a avaliação é a de que o governo deve “afastar” a crise do Legislativo e “não entrar no jogo” de Cunha.

Afastamento

A bancada do PSol na Câmara emitiu nota nesta sexta em que pede que Cunha se afaste da presidência da Casa.“Inaceitável que se confundam denúncias feitas contra Eduardo Cunha e Renan Calheiros [presidente do Senado] como um ‘ataque ao Congresso Nacional’”. Vice-líder do governo na Câmara, Sílvio Costa (PSC-PE) também o cobrou a saída de Cunha.

Fonte  GAZETA DO POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.